Disputa por empresa tem vitória da HP

Após perder 3PAR, Dell ainda tem muitos alvos possíveis

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

A Dell pode ter perdido a disputa pela aquisição da 3PAR para a Hewlett-Packard, mas o setor de armazenagem de dados oferece muitos outros alvos.

PUBLICIDADE

Já que a Dell estava disposta a investir mais de dois bilhões de dólares na aquisição da 3PAR, analistas disseram que a empresa poderia procurar empresas de tecnologia menores, de nicho, embora seus preços talvez já não sejam tão baixos, depois que especulações quanto a possíveis aquisições resultaram em alta.

“Foi certamente uma derrota para a Dell, mas estavam em uma situação na qual competiam contra uma empresa quatro vezes maior”, disse Andrew Redmond, do banco de investimento TM Capital.

Os analistas afirmam que os possíveis alvos de aquisição no setor de armazenagem de dados incluem a Compellent Technologies, cujas ações subiram 18,5% na quinta-feira; a CommVault Systems, cujas ações subiram 5,2%; a Isilon Systems, que teve alta de 3,5%; bem como a Pillar Data Systems e a DataDirect Networks, duas empresas de capital fechado.

Essas empresas não se comparam à 3PAR, cuja especialidade é armazenagem de alta capacidade direcionada a grandes empresas e volumes elevados de dados. Mas ao gastar menos para tomar o controle de uma empresa de armazenagem menos avançada, a Dell poderia investir mais para desenvolver suas operações e atingir um patamar mais elevado.

“A Dell deseja e quer expandir o aspecto de armazenagem para empresas, em sua carteira de negócios,” disse Redmond. “Há muitas empresas menores de capital fechado que… passam mais despercebidas, e existem muitas oportunidades.”

Alguns analistas consideram que a Dell deveria considerar a Compellent – cuja capitalização de mercado é de 566 milhões de dólares – para reforçar sua presença no segmento de soluções médias de armazenagem dirigidas a pequenas e médias e empresas. A Dell ingressou nesse mercado em 2008 ao adquirir a EqualLogic.

Publicidade

A Compellent, que ajuda empresas a armazenar e acessar vastos volumes de dados e atende ao mercado médio de armazenagem de dados com produtos de custo relativamente baixo, pode ser adquirida por entre 700 milhões e um bilhão de dólares, de acordo com os analistas.

/SAYANTANI GHOSH E MANASI PHADKE (REUTERS)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.