'Drops Estadão' completa 2 anos e investe em interação

Noticiário interativo do jornal veiculado diariamente no recurso Stories do Instagram, em vídeos curtos de até 15 segundos, teve 8,8 milhões de visualizações em agosto deste ano

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Noticiário interativo fez dois anos com novos apresentadores e especial na Amazônia Foto: Estadão

O Drops Estadão, o noticiário interativo do jornal veiculado diariamente no recurso Stories do Instagram, completou 2 anos com audiência crescente. Iniciativa pioneira no jornalismo, criada pelo time de mídias sociais do Estado, o Drops reúne as principais notícias do dia em vídeos curtos, de até 15 segundos. Desde agosto, o produto passou a conversar mais com seu público fiel, com iniciativas como o Você no Drops – programa especial que discute temas em alta a partir de interações com os leitores.

PUBLICIDADE

"As opiniões dos nossos seguidores saem do campo de comentários e da caixa de mensagens diretas que só a gente lia e passam para a tela, ganhando protagonismo. Além dos especiais, diariamente o leitor é convidado a opinar, participar, ser parte do nosso programa. Investir na interação é um dos objetivos da transformação digital do Estado, e hoje nossos Drops refletem isso", afirma Gabriel Pinheiro, coordenador de mídias sociais do Estado.

Além do foco na conversa, o Drops ganhou novos apresentadores e coberturas especiais sempre aos finais de semana, produzidas tanto pelo time de mídias sociais como por repórteres da redação. Mudaram também os cenários: agora, o noticiário é gravado na TV Estadão e em meio ao dia-a-dia da redação. As mudanças refletiram rapidamente na audiência: em agosto, o Drops atingiu 8,8 milhões de visualizações, aumento de 29% em relação ao mês anterior. De janeiro a agosto, a audiência acumulada em 2019 é de 65,8 milhões de visualizações, segundo dados do Instagram. A rede social possui mais 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo que 400 milhões usam o recurso Stories diariamente, de acordo com a empresa. No Brasil, são mais de 50 milhões de usuários.

"O Drops criou uma abordagem própria para o jornalismo diário. Lançamos um formato inovador para trazer o noticiário de maneira diferente, falando a língua das mídias sociais. Hoje, o Drops tem uma verdadeira comunidade de leitores que não para de crescer. Estamos atentos a essas inovações, que são parte da nossa transformação digital", afirma João Caminoto, diretor de Jornalismo do Grupo Estado.

Programa também aparece no IGTV

Agosto também marcou o fortalecimento do IGTV do @Estadao. Foram publicados 10 vídeos na plataforma do Instagram, que reúne programas maiores, além dos 15 segundos dos Stories. Os conteúdos - que seguem a linguagem e o formato derivados da experiência do Drops - geraram 502 mil visualizações e 2.735 comentários.

Somente o especial Fogo na Amazônia, produzido a partir de um infográfico sobre as queimadas no formato de 'tap stories', gerou 131 mil visualizações e 1.369 comentários. O tema também foi campeão de visualizações e engajamento no Drops: os bastidores do Estadão direto da Amazônia, a cobertura realizada pelos enviados especiais do Estado, André Borges (textos) e Gabriela Biló (fotos), foram gravados em vídeos pensados para o formato 'Stories' e distribuídos ao longo das edições.

Publicidade

"Para os próximos meses, o leitor pode esperar mais conteúdos especiais aos finais de semana, especialmente no IGTV, e outras iniciativas interativas como o Você no Drops. Percebemos que nossa audiência quer ir além do noticiário de segunda a sexta e vamos continuar a explorar isso de maneira diferente, com uma linguagem mais leve que se tornou característica do Drops", diz Pinheiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.