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E-mail exibe dados de clientes do site Ingresso.com

Mensagem com nome e números de documentos de usuários circula pela web; empresa nega que vazamento tenha origem em seu sistema

Por Camilo Rocha
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SÃO PAULO – Clientes do site Ingresso.com tiveram seus dados pessoais expostos em um e-mail sobre uma falsa promoção relativa à Copa do Mundo. Centenas de reclamações foram enviadas a sites de defesa do consumidor e à página da empresa no Facebook, que tem sido acusada por usuários de descaso com a situação.

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Na mensagem enviada, o destinatário era informado de que havia sido contemplado com “um par de ingressos para um jogo do Brasil na Copa do Mundo 2014”. Logo depois da aparente boa notícia, o susto: uma relação com diversos dados da pessoa, incluindo CPF, RG, data de nascimento, sexo, endereço e filiação.

O e-mail traz os logos da empresa e da Copa do Mundo 2014. É assinado por Camila Campos Dutra, que também aparece como remetente, com um telefone com prefixo do Paraná. Em duas tentativas de ligação, não foi possível completar a chamada, o que sugere um número inexistente.

“O e-mail era bem feito, parecia ser deles,” diz Rita Galdini microempresária de São Paulo. “Mas achei estranho porque estavam lá todos os dados de meu marido, que é cadastrado no site”. O designer Felipe Kussik achou o e-mail “assustador”: “Tinha dados importantes lá. CPF, RG, dados que eles pedem para confirmar cadastro.”

Todos os clientes ouvidos e pesquisados pela reportagem alegam não ter conseguido registrar reclamação sobre o fato nos canais de atendimento da Ingresso.com. “Escrevendo para o site, não me responderam. No telefone do SAC, uma gravação te envia de volta ao site”, contou Rita.

O cliente Edison de Marco, que trabalha como autônomo e está viajando pela China, avisou a irmã no Brasil sobre a mensagem, que inicialmente acreditava ser legítima. “Ele agora está muito preocupado com clonagem, documento, compra indevida”, explica sua irmã Roselene, que mora em São Paulo.

RespostaA empresa foi contatada em duas ocasiões pela reportagem, mas se limitou a divulgar o mesmo comunicado: “A Ingresso.com informa que tomou conhecimento de uma promoção falsa oferecendo ingressos para jogos da Copa do Mundo. A companhia afirma que os dados não partiram de seus sistemas e que o caso está sendo tratado pelas autoridades competentes.” No site da Ingresso.com foi colocado um alerta – “e-mail falso Copa do Mundo” – em que a empresa diz que a promoção não existe .

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Nas cerca de 500 mensagens de reclamações sobre o caso no site do Reclame Aqui, clientes falam em recorrer à polícia. “Informo também que vou registrar Boletim de Ocorrência em Delegacia de Policia Civil”, escreveu Edison de Marco. Usuários contestam a versão do Ingresso.com. Muitos especulam que o site teria sido invadido por hackers, que teriam acessado seu banco de dados, conseguindo assim informações consideradas confidenciais.

Em novembro, o Ingresso.com exibiu por várias horas dados de pessoas que seriam cadastradas no site. No mesmo dia, a empresa declarou ter solucionado o problema. O Procon de São Paulo abriu investigação sobre o vazamento na época.

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