A Acxiom, uma das líderes em coleta de dados de consumidores, dá opção ao usuário de não ser monitorado
SÃO PAULO – A matriz da Acxiom nos Estados Unidos abriu nesta quarta-feira, 4, um site especial para que usuários possam optar por não ter sua atividade monitorada na internet. A Acxiom, que tem uma filial no Brasil,é uma das maiores empresas de coleta de dados de consumidores na internet que são usados em campanhas de marketing e retargeting — como anúncios que seguem o usuário pela internet.
No site AboutTheData.com, consumidores dos Estados Unidos podem se cadastrar e ver quais informações a empresa têm sobre eles e como são usadas. Se desejar, o consumidor pode escolher por sair do serviço.
“Tomamos nosso primeiro passo para estabelecer uma relação direta com consumidores e planejamos expandir o site e suas capacidades com o tempo”, disse o presidente executivo da Acxiom, Scott Howe, em comunicado à imprensa.
Segundo a empresa, as pessoas poderão editar os dados pessoais coletados pela Acxiom, como dados demográficos e hábitos de compra.
A Acxiom e outras empresas têm sido pressionada por agências reguladoras dos Estados Unidos, que investigam se a coleta dos dados e as ações das companhias violam a privacidade das pessoas.
Em entrevista ao Link no ano passado, o então diretor de operações da Acxiom na América Latina, Jeff Standridge, afirmou que a empresa têm dados sobre 175 milhões de pessoas no Brasil.
Procurada pela reportagem, a empresa não havia respondido até a publicação deste texto se pretende expandir o serviço do AboutTheData.com para o Brasil.
—-Leia mais: • Sorria você está sendo rastreado