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ESPN: 'eSports não são esportes de verdade'

Ao comentar compra de Twitch pela Amazon, presidente de canal de esportes diz que está mais interessado em cobrir esportes de verdade

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – Treinar diariamente, saber trabalhar em grupo, alcançar o seu melhor desempenho para superar o do concorrente e ganhar o primeiro lugar. Faz diferença se estamos falando de futebol, golf, xadrez ou do jogo eletrônico League of Legends? Para o presidente do maior canal de esportes do mundo, sim.

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John Skipper, da ESPN, disse durante um evento do site Recode sobre mídia que e-sports, os chamados esportes eletrônicos, “não são um esporte – tratam-se de competições”. A frase saiu após terem-lhe pedido que comentasse a aquisição do site de tranmissão de jogos por streaming, o Twitch, pela Amazon por US$ 1 bilhão.

Skipper não mediu palavras e comparou toda a cultura competitiva de games a xadrez e dama, os quais são apontadas pelo executivo como “competições”, e não esportes.

“Sobretudo, estou interessado em cobrir (tradução por contexto; o termo original usado foi ‘doing’) esportes de verdade”, disse.

Campeonatos de jogadores de games eletrônicos movem milhões de pessoas e dólares. Alguns jogos populares em competições são League of Legends, Starcraft, Counter-Strike, Street Fighter e DotA 2.

Este último, um jogo de arena baseado em Warcraft III, organiza um torneio muito importante chamado The International. Na edição deste ano, uma grande novidade foi o anúncio de que a própria ESPN também faria a cobertura do evento, ao lado do Twitch, da Valve e de duas emissoras: uma chinesa e uma europeia. Só na internet, o público foi de 20 milhões.

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