Ex-funcionários da Nokia vão lançar celular com novo sistema Sailfish

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto:

SÃO PAULO – Após a venda da Nokia para a Microsoft, um grupo de ex-funcionários da empresa criou uma nova companhia. A Jolla, com sede na Finlândia, dá seus primeiros passos no dia 27 de novembro ao lançar seu primeiro smartphone.

 

PUBLICIDADE

Com tela de 4,5 polegadas, 16 gigabytes de armazenamento e câmera de 8 megapixels, o Jolla roda em um novo sistema operacional, o Sailfish. A plataforma Sailfish é baseada no MeeGo, antigo sistema usado pela Nokia – o MeeGo foi abandonado pela empresa em 2011, em favor do Windows Phone.

Controlado por gestos, o Sailfish é mais “aberto” que seus concorrentes e compatível com aplicativos para o sistema Android. Por enquanto, o Jolla será lançado apenas na Finlândia por salgados e deve chegar a Europa até o fim de 2013. Não há previsão para o lançamento fora do continente.

Entretanto, a Sailfish não é a única plataforma a querer ser alternativa ao domínio recente de Android e iOS. Na última semana, o Cyanogen, modificação do Android, lançou sua primeira versão autoinstalável, e, há um mês, a Telefonica/Vivo vende no Brasil dois celulares com o Firefox OS, desenvolvidos com a Mozilla.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.