Facebook e os lobistas
Rede social gastou US$ 6 mil para influenciar votação de lei que puniria publicação de fotos de menores
28/10/2010 | 18h02
Por Fernando Martines - O Estado de S. Paulo
O Facebook tem, pelo menos tentado, influenciar diretamente na política dos Estados Unidos. É o que mostra uma reportagem publicada no site Market Watch nesta quarta-feira, 27. A maior rede social do mundo gastou mais de US$ 6.600 em lobby entre abril e junho visando barrar o Social Networking Privacy Act, uma lei apresentada em fevereiro no Senado da Califórnia que puniria com penas civis os sites que publicassem telefones e endereços de menores de idade.
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook
A lei foi aprovada no Senado, por 25 votos a 4, mas foi barrada quando chegou à Assembleia da Califórnia. O Facebook até pagou um almoço entre seus lobistas e Charles Calderon, o líder da maior bancada da Assembleia. Calderon não se convenceu dos argumentos e votou para que a lei fosse aprovada.
Quem propôs a votação da lei foi a senadora Ellen Cobert, que afirma estar considerando em reintroduzi-la: “É uma questão que me interessa muito e quero ir muito mais longe nela”. Será que Zuckerberg vai ter que abrir a carteira novamente?
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento