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Facebook explicará motivo de exibição de anúncio para usuário

Rede social usará dados da navegação de cada pessoa para selecionar melhores propagandas, em sistema similar ao do Google

12/06/2014 | 10h09

  •      

 Por Agências - Agências

Empresa tem concentrado esforços para faturar mais com publicidade na rede. FOTO: Reuters

SÃO FRANCISCO – O Facebook anunciou nesta quinta-feira que está implementando mudanças no seu sistema de publicidade direcionada, incluindo a curadoria de anúncios para seus usuários com base em atividades de navegação que não aconteceram dentro da rede social. Isto é: a partir de agora, o Facebook deve seguir o modelo do Google, oferecendo propaganda sobre coisas que você pesquisou no Google ou comentou em outras redes sociais.

A partir de agora, os anúncios também conterão explicações melhor delimitada para os usuários quando eles questionarem “por que estou vendo esse anúncio?”, disse a empresa em um post em seu blog oficial.

Apesar de o Facebook ter mantido por muito tempo perfis internos de usuários com base nos comentários que fazem e as mensagens que eles “curtem” dentro de sua rede social, a empresa vai agora detalhar esses perfis com informações com base em alguns dos sites externos e aplicativos móveis que seus usuários usam. Esse movimento poderia inflamar ainda mais as preocupações sobre a forma como o Facebook trata a privacidade pessoal.

Se um usuário do Facebook busca uma nova televisão em um site externo ou dentro de um aplicativo móvel, o seu perfil agora pode indicar um interesse em televisores e em eletrônica, tornando mais fácil para os anunciantes lançando dispositivos eletrônicos chegarem a esse usuário no Facebook.

O Facebook já tem acesso a muitas dessas informações por meio de ferramentas que usa para medir o desempenho de seus anúncios, bem como através de “plug-ins” que integram recursos do Facebook em sites de terceiros, mas a empresa não tinha até agora incorporado os dados em seus perfis de usuários com foco em publicidade.

Para acabar com potenciais preocupações sobre a privacidade, o Facebook vai pela primeira vez dar aos usuários a capacidade de rever e editar os seus perfis de publicidade interna. Ao clicar em um botão ao lado de anúncios do Facebook, um usuário pode ver todos os “interesses” em seu registro, remover categorias indesejadas e adicionar quaisquer categorias desejadas.

O Facebook disse que também irá fornecer um link para permitir que os usuários não tenham suas atividades em sites monitorados, bem como um link para os controles apropriados dentro de seus smartphones para eliminar rastreamento de aplicativos móveis.

As novas capacidades de anúncio ocorrem enquanto o Facebook se esforça para elevar sua receita de publicidade em meio a concorrência do Google e abordam preocupações persistentes sobre a privacidade pessoal na rede social número 1 do mundo.

Em abril, Mark Zuckerberg anunciou novos recursos que permitem aos usuários limitar a quantidade de informações pessoais que eles compartilham com aplicativos móveis.

/ REUTERS

    Tags:

  • Facebook
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