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Após dia de instabilidade, Facebook volta ao ar no mundo todo

Usuários relataram dificuldades com o serviço na manhã desta quinta-feira, mas serviço foi reestabelecido; Instagram e WhatsApp também voltou

Por Redação Link
Atualização:
Usuários ainda relatam problemas com o Facebook Foto: Elijah Nouvelage/Reuters

*Atualizado às 14h03 para incluir dados sobre a volta ao ar dos serviços do Facebook

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Após passar a quarta-feira, 13, e a manhã da quinta-feira, 14, fora do ar, os principais aplicativos do Facebook voltaram ao ar. Na quarta-feira, serviços como a rede social, o WhatsApp, o Instagram e o Facebook Messenger enfrentaram problemas em todo o globo – usuários de países como EUA, Índia e Paraguai não conseguiam realizar funções básicas nos serviços, como enviar fotos e mensagens de áudio ou realizar comentários em postagens de contatos. O Brasil também foi um dos países mais afetados, segundo dados do DownDetector, site especializado em avisar falhas em apps e sites. 

Às 13h24, o Facebook publicou um tuíte em sua conta no Twitter avisando que havia retornado ao funcionamento pleno. A empresa disse que a falha das últimas horas ocorreu devido à uma mudança de configuração em seus servidores.

Horas antes, o Instagram já havia anunciado a seus usuários que estava de volta ao ar, com uma ajuda de um GIF da apresentadora americana Oprah Winfrey. 

Como foi. Aplicativos do Instagram, Whatsapp e Facebook não funcionaram durante boa parte da quarta-feira. A BBC e alguns outros veículos de mídia disseram ter sido a pane mais longa da plataforma. A Reuters não conseguiu verificar estas afirmações de imediato. Representantes do Facebook foram ao Twitter para atualizar os usuários sobre os problemas.

O número de relatos no site de DownDetector —uma das fontes virtuais mais usadas para se saber a quantidade de panes— teve um pico de quase 12 mil, diminuindo gradualmente para algumas centenas na manhã desta quinta-feira.

Mas como milhares de usuários se queixaram no Twitter com a hashtag #facebookdown, os relatos permitem estimar que milhões de pessoas afetadas.

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“Galera, não recebi minha dose diária de memes ultrapassados, e acho que é por isso que estou ranzinza. #FacebookDown”, tuitou a usuária Mayra Mesina.

A empresa sediada em Menlo Park, na Califórnia, que recebe a maior parte de sua renda de anúncios, disse à Bloomberg que ainda está investigando o impacto geral, “incluindo a possibilidade de ressarcimento dos anunciantes”.

O Facebook ainda disse no Twitter que o problema não tem relação com um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS).

Em um ataque DDoS, hackers usam redes de computadores que controlam para enviar um número tão grande de pedidos de informação de sites que os servidores que os abrigam não conseguem mais administrar o tráfego e os sites se tornam inacessíveis. / COM AGÊNCIAS

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