Facebook perderá 80% dos usuários até 2017

Pesquisa da Universidade de Princeton diz que rede está em seu ápice, que será seguido por queda nos próximos três anos

PUBLICIDADE

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

Pesquisa da Universidade de Princeton diz que rede social está em seu ápice, que será seguido por queda nos próximos três anos

 

SÃO PAULO – A onda de previsões negativas sobre o futuro do Facebook não para de crescer. Uma pesquisa da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, prevê que a rede social será abandonada por 80% dos usuários em 2017.

 

PUBLICIDADE

Para chegar à essa conclusão, os pesquisadores compararam a curva de crescimento do Facebook a de doenças contagiosas que se espalham rapidamente. Segundo eles, assim como a peste bubônica, o Facebook será extinto.

A partir dos dados gerados pela ferramenta Google Trends, serviço que mostra tendências e palavras mais procuradas na rede social, os pesquisadores descobriram que o número de vezes que a palavra Facebook vem sendo pesquisada no Google começou a cair a partir de dezembro de 2012 (veja abaixo).

“Ideias, assim como doenças, são apresentadas para se espalharem entre as pessoas e eventualmente morrerem”, diz trecho do estudo. “Ideias são espalhadas por meio da comunicação entre duas pessoas. Os manifestantes de ideias perdem interesse nessas ideias e deixam de manifestá-las, o que pode ser considerado como um ganho de imunidade”, diz a pesquisa.

 

Antes de aplicar o método ao Facebook, os pesquisadores testaram a metodologia co o Myspace, site fundador em 2003, que teve seu pico em 2007 e caiu em desuso em 2011.

Atualmente, o Facebook possui 1,2 bilhões de usuários ativos, apontam dados divulgados em outubro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.