Facebook testa cobrança de mensagem para estranhos

Recurso ainda está em fase de teste nos EUA e para poucos usuários da rede social

PUBLICIDADE

Por Vinicius Felix
Atualização:

Recurso ainda está em fase de teste nos EUA epara poucos usuários da rede social

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Tentando impedir que mensagens relevantes não parem na caixa Outros, como se fossem spam, o Facebook anunciou uma possível solução. O método é a cobrança de US$ 1 para cada mensagem que algum usuário desejar enviar direto na Caixa de Entrada de uma pessoa com quem não está conectado.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram

Atualmente as mensagens que chegam na Caixa de Entrada de um usuário são determinadas de duas maneiras: a social, onde é checada sua conexão com a pessoa, e a algorítmica.

O sistema de mensagens pagas procura corrigir as falhas que o sistema atual oferece, permitindo que pessoas que precisam se falar, mas ainda não estão conectadas, possam utilizar o recurso em casos especiais, sem que a mensagem termine na pasta Outros. Em nota à imprensa, o Facebook reconhece que a pasta ainda é desconhecida por muitos.

O valor baixo, de acordo com o Facebook, foi avaliado como suficiente para inibir o envio de mensagens de spam. O recurso ainda é limitado a poucos usuários nos Estados Unidos.

Você já checou a pasta Outros? 

Publicidade

Com essa mudança, o Facebook admitiu que a pasta Outros, que fica ao lado da sua Caixa de Entrada na parte de Mensagens, é quase desconhecida por seus usuários. Inaugurada em 2010, a pasta equivale a sua caixa de spams no e-mail.

Ali estão mensagens de páginas que você segue, de pessoas que não são seus amigos ou então de contatos que você pode escolher colocar ali para incomodar menos.

Meio desconhecida, é possível que ali estejam mensagens importantes que nunca chegaram até você. Já checou?

  Foto:
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.