Firefox ganha nova versão nesta terça

Gambiarra já permite baixar a quarta versão do navegador da Mozilla, não recomendada pela fundação

PUBLICIDADE

Por Rafael Cabral
Atualização:

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

PUBLICIDADE

Segundo dados da StatCounter, site que acompanha o mercado de browsers, o Internet Explorer ainda é de longe o mais usado, apesar de ter apresentado uma queda de uso entre fevereiro de 2010 e o mesmo mês em 2011, indo de 54,5% para 45,4%. O Firefox estabilizou em 30,3% e, se antes era a única alternativo ao produto da Microsoft, agora se preocupa com o crescimento do navegador do Google, o Chrome, que passou de 6,7% para 16,5% em apenas um ano.

O lançamento oficial do Firefox 4 acontece nesta terça, mas curiosos já podem fazer o download da nova versão dos servidores FTP da Mozilla, embora a própria empresa não recomende que se faça isso — os servidores não estão capacitados para uma alta demanda.

O Firefox ganhou uma nova organização visual, com as abas passando para cima — em vez de embaixo, como sempre foi — da barra de endereços. Além disso, foi criada uma área, acima das abas, para agregar add-ons, os aplicativos que adicionam funcionalidades ao browser.

Outra evolução importante é a capacidade de sincronizar o histórico, senhas, anotações e pré-preenchimento de formulários em vários computadores.

—-Leia mais:Firefox 4 é esperado para o dia 22Explorer ficou mais minimalistaFirefox 4 chega à última versão de testeFirefox ultrapassa Explorer na Europa

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.