PUBLICIDADE

WhatsApp terá função para apagar mensagens em até 7 minutos

Menção a novo recurso, que está sendo testado desde março, apareceu na seção de perguntas e respostas do aplicativo; usuário terá tempo curto para deletar publicações

Por Redação Link
Atualização:
Aplicativo é utilizado por 1 bilhão de pessoas ao redor do globo 

O WhatsApp deu um novo passo nessa sexta-feira, 27, para disponibilizar uma nova função que pode mudar a vida de muita gente: a possibilidade de cancelar o envio de uma mensagem segundos após ela ter sido enviada – seja por ter dito uma bobagem ou por ter cometido um erro de digitação. A função tem sido chamada pelo WhatsApp de "Deletar Para Todos". 

PUBLICIDADE

Nessa sexta-feira, 27, uma menção ao recurso, antes restrito a poucos usuários, apareceu na seção de perguntas e respostas do aplicativo. A expectativa é de que a funcionalidade chegue a todos os usuários do WhatsApp, nos sistemas Android, iOS e Windows Phone, na próxima semana. Vale o aviso, no entanto, de que, mesmo que o usuário receba a novidade, a função só funcionará para conversas em que todos os usuários tenham o recurso já disponível. Procurado pelo Estado, o WhatsApp não se pronuncia oficialmente sobre o assunto. 

Bastante parecida com o que hoje já é possível fazer no Gmail, a "Deletar para Todos" terá tempo limitado para que o usuário se arrependa da mensagem enviada. Na atual versão de testes, o tempo é de sete minutos. Assim, não será possível cancelar uma mensagem enviada há muito tempo. O destinatário da mensagem, no entanto, poderá ver que aquela publicação em específico foi cancelada. 

Uma primeira versão dos testes foi feita em março – na época, o recurso estava disponível apenas na versão para iPhone do aplicativo, e foi descoberta pelo usuário do Twitter WABetaInfo, que rastreia alterações no código das versões beta do WhatsApp. Além de mensagens, também será possível cancelar fotos e vídeos, disse a conta na época. 

Hoje, o WhatsApp deixa apenas o usuário excluir a mensagem – no entanto, o destinatário daquela publicação continua vendo o texto enviado. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.