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Games com compras dentro de app não serão mais chamados de 'grátis'

Modelo 'freemium', que tem jogos de download grátis mas permitem melhorias com itens comprados com dinheiro, pode sofrer com distinção

Por Bruno Capelas
Atualização:
 

SÃO PAULO – Você já deve ter passado por essa situação: está jogando aquele novo game no seu celular, tendo dificuldades para passar de nível, e de repente ele te sugere a compra de algum item para deixar tudo mais fácil. Acontece em games como Candy Crush, Angry Birds, Clash of Clans e muitos outros sucessos dos games casuais, todos eles erguidos com o modelo ‘freemium’: gratuitos para baixar, mas com compras internas no aplicativo. Entretanto, a partir de agora, eles não poderão ser mais chamados de “gratuitos”.

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Após reclamações de pais enervados com o dinheiro que seus filhos gastam em jogos desse tipo, a Comissão Europeia pediu às empresas donas das lojas de aplicativos (isto é, Google e Apple) para que elas mudassem a forma como os games são vendidos em suas lojas, tentando explicar para as crianças (e o público em geral) que esses games não são tão gratuitos assim.

O Google já anunciou que, a partir de setembro, deixará de usar o nome “gratuito” para games com compras internas opcionais dentro do aplicativo, e terá um guia próprio para que desenvolvedores parem de oferecer propagandas abusivas para a compra de itens. Já a Apple alegou que tem medidas de proteção para compras não autorizadas pelos pais e que continuará trabalhando junto com a Comissão Europeia.

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