PUBLICIDADE

Google e Facebook pedem transparência

Empresas querem revelar demandas das autoridades de segurança dos EUA; Yahoo também quer abrir pedidos

Por Camilo Rocha
Atualização:

Empresas querem revelar demandas das autoridades de segurança dos EUA; Yahoo também quer abrir pedidos

 Foto:

SÃO PAULO – Google, Facebook e Yahoo entraram na Justiça americana com pedidos para revelar publicamente a quantidade e os tipos de demandas recebidas pelas autoridades de segurança nacional dos Estados Unidos.

 

PUBLICIDADE

O Google quer debater sua petição em público para que uma decisão seja tomada da forma mais transparente possível. Embora as autoridades de inteligência nacional já vêm soltando informações referentes aos pedidos oficiais em um Tumblr criado especialmente, o Google considera que é pouco. Segundo sua petição, o conteúdo liberado até agora “não informa a verdadeira extensão dos pedidos feitos ao Google pelo governo”. Para a empresa, “é hora de mais transparência”.

Em seu Tumblr, o Yahoo seguiu na mesma linha, afirmando que “segurar informações desse tipo gera desconfiança e suspeita – tanto dos EUA quanto das empresas que precisam obedecer às diretrizes legais do governo”. Para o Yahoo, é possível cuidar da segurança nacional sem impedir que as empresas de tecnologia divulguem informações sobre os pedidos recebidos. O texto lembrou também que os Estados Unidos deveriam “liderar o mundo nas áreas de transparência, prestação de contas e respeito pelas liberdades civis e direitos humanos”.

“Acreditamos que existe mais informação que o público deve saber e que isso ajudaria a fomentar um debate bem-informado sobre se programas de segurança oficiais estão equilibrando adequadamente interesses de privacidade enquanto buscam a segurança do público”, declarou o Facebook em seu blog oficial em comunicado sobre sua petição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.