Google gasta US$ 5 milhões em lobby
Gasto em 2010 cresceu 29%; somente no último trimestre empresa gastou US$ 1,24 milhão
31/01/2011 | 18h52
O Google vive um momento de ampliação nos gastos com lobby junto a políticos norte-americanos. Segundo dados do Senado dos Estados Unidos, compilados pelo TechCrunch, a empresa gastou cerca de US$ 5,16 milhões em lobby em 2010 — um crescimento de 29% em relação aos valores de 2009.
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O perído de atividade lobista mais intenso da empresa foi o último trimestre de 2010, com US$ 1,24 milhão gastos na defesa de temas como reforma do sistema de patentes, segurança e privacidade online, liberdade de expressão, livre comércio e acesso à banda larga.
Um dos principais interesses do Google nos Estados Unidos atualmente é a defesa da “livre concorrência no mercado de serviços online”. A motivação vem dos entraves que a companhia enfrenta em sua tentativa de comprar a empresa de desenvolvimento de softwares de viagem ITA.
Alan Davidson, lobista da empresa desde 2005, foi promovido a diretor de Políticas Públicas para as Américas. Pablo Chavez, atual diretor de Políticas Públicas do Google, assume a posição de lobista principal junto ao governo americano.
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