O Google apresentou nesta quarta-feira, 16, o One Pass, serviço que permitirá aos criadores de aplicativos para tablets e smartphones determinarem o preço sobre o conteúdo online. O sistema terá um sistema de autenticação do usuário, processamento de pagamentos de administração — e ideia é permitir aos editores se focarem apenas na criação de “conteúdo de alta qualidade para seus leitores”.
Para os usuários será simples comprar: direto do One Pass eles poderão acessar o conteúdo em tablets, smartphones e sites usando apenas um login e senha.
[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/qiz_2c_QpOQ" width="425" height="350" wmode="transparent" /]
O meio de pagamento poderá ser por meio do Google Checkout. O sistema poderá ser usado tanto para a web quando para celulares. O modelo será do tipo ‘pague uma vez, leia em qualquer lugar’.
O Google One Pass estará disponível neste momento apenas nos EUA, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.
O lançamento mostra que os rumores estavam certos. O serviço é uma resposta aos serviços de assinatura para conteúdo digital anunciados pela Apple na terça-feira, 15. Os planos permitirão que os usuários assinem por conteúdo consumido na AppStore. As empresas — como Amazon e editoras de livros — serão cobradas em 30% para vender conteúdo por meio dos aplicativos.