Google lança tradução em farsi

PUBLICIDADE

Por Rafael Cabral
Atualização:

Em meio ao caos que tomou conta do Irã por conta da suposta fraude eleitoral cometida na reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, a internet – notoriamente o Twitter – vem desempenhando um papel importante ao dar voz aos manifestantes contrários à censura imposta à imprensa no país.

PUBLICIDADE

Hoje, o Google anunciou uma medida que facilitará a comunicação dos iranianos com o resto do mundo. A empresa lançou uma ferramenta que traduz blogs, notícias e mensagens de texto do inglês para o farsi, e vice-versa.

Leia também:Ahmadinejad e a fraude – desta vez, no PhotoshopEleições no Irã e o Twitter: usando mídias sociais a favor da democraciaGoverno americano apoia uso político da internet

O diretor do projeto de tradução do Google, Franz Och, disse que a decisão da empresa é uma ‘ideia natural’, pois a tecnologia está tendo um papel importante na disseminação de informação em meio aos tumultos no país árabe.

O Facebook fez o mesmo, e incluiu hoje o principal idioma iraniano entre os suportados pela rede social.

Enquanto jornalistas estrangeiros estão proibidos de cobrir as manifestações de rua, ferramentas como Facebook, YouTube e Twitter estão sendo usadas para espalhar o protesto dos partidários do oposicionista Mirhossein Mousavi pelo mundo. E está dando certo.

Acompanhe o que estão dizendo AGORA sobre as eleições do Irã no Twitter

Publicidade

_______Atualização 18:24 -

Também em prol dos manifestantes iranianos, a home do Pirate Bay hoje foi modificada. O logotipo original foi pintado de verde com o título The Persian Bay colocado abaixo. E o apelo: “Clique aqui para ajudar o Irã” com o link para o endereço http://iran.whyweprotest.net.

 Foto:
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.