Google; Microsoft e Amazon estariam pagando para burlar ferramenta que bloqueia anúncios

Empresas teriam acordo com desenvolvedores do Adblock Plus, popular extensão para navegadores que promete bloquear propagandas de páginas na web

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
 

SÃO PAULO – Gigantes da internet como Google, Microsoft e Amazon estariam pagando para burlar o AdBlock Plus, uma extensão para navegadores que promete bloquear propagandas nas páginas da web.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornal Financial Times, essas empresas têm acordos com a Eyeo, responsável por desenvolver a extensão, para que seus anúncios sejam incluídos em uma lista de exceções que permite que algumas propagandas sejam exibidas para os usuários.

Segundo a Eyeo, para entrar nesta lista, os sites precisam seguir critérios como não exibir anúncios invasivosou que não contenham animações.

Em seu site a Adblock Plus diz que criou a lista para permitir o financiamento de sites cujos rendimentos e meios de subsistência dependem da publicidade. Na versão em português da ferramenta, a empresa diz que “Ads discretos não são bloqueados para que sites possam ser suportados”.

Embora o usuário possa escolher ou não se quer permitir que anúncios dessa lista de exceções sejam exibidos, o problema está no fato de que a empresa não deixa claro que outras companhias podem pagar para entrar nessa lista.

Segundo o Financial Times, uma empresa mídia que não quis ter seu nome revelado, afirmou que a empresa cobra uma taxa de 30% do valor da receita extra gerada por um anúncio por não ter sido bloqueado pela ferramenta. Para os usuários do serviço, isso é um problema, já que o AdBlock Plus criou até um manifesto contra propagandas e prega que seu serviço e a possibilidade de exibir alguns anúncios através deles, estimula as empresas a serem mais criativas e cuidadosas com seus anúncios.

Com a notícia de pagamento, surgem suspeitas de que o controle das propagandas é menos rigoroso do que se pensava e que o pagamento pode ser uma das poucas formas de controle sobre o que vai entrar ou não.

Publicidade

O AdBlock Plus é hoje o serviço mais popular para bloqueio de propaganda e funciona nos navegadores Google Chrome e Firefox. Segundo a desenvolvedora Eyeo, a extensão já foi baixada mais de 300 milhões de vezes e tem mais de 50 milhões de usuários ativos mensais.

Procurados pelo Financial Times, o Google e a Apple se recusaram a comentar o assunto. A Microsoft, que tem anúncios do buscador Bing desbloqueados declarou que a empresa “sempre dará escolha aos seus usuários quando o assunto for anúncios. Estamos comprometidos em trabalhar com parceiros que compartilhem nossa visão de uma interação de marca relevante e impactante que respeite a integridade da escolha do consumidor”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.