Governo Aberto vai liberar bases de dados públicas em SP

O governo do Estado de São Paulo está planejando fornecer bases de dados com dados estatísticos sobre o Estado em forma de bases de dados, para permitir criação de softwares e correlação entre estatísticas. O projeto, chamado Governo Aberto, está sendo montado em parceria com o SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) e com apoio institucional da Fundação W3C do Brasil.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

“Esperamos aumentar a transparência e possibilitar que desenvolvedores, estudiosos e jornalistas possam usar essa base de dados pra interpretar as informações e fazer outras correlações”, explica Roberto Agune, diretor do GATI, o Grupo Técnico de Apoio à Inovação do estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

Os dados que o governo planeja disponibilizar já podem ser acessados nos sites oficiais, mas não em forma de base de dados. “Durante o Transparência Hack Day, observamos que boa parte das pessoas que estavam lá, quando precisavam desses dados, acabavam desenvolvendo ‘robôzinhos’ para coletar as informações dos sites dos orgãos”, disse.

O projeto está sendo formalizado, mas algumas regras já podem ser conferidas em http://regrasgovernoaberto.tk/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.