PUBLICIDADE

Governo da Índia censura internet

Medida foi tomada para evitar que boatos de violência étnica se espalhassem pelo país

Por Redação Link
Atualização:

Medida foi tomada para evitar que boatos de violência étnica se espalhassem pelo país

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Nas últimas semanas, o governo indiano ordenou o bloqueio de 309 itens(sites, URLs, imagens, contas do Twitter, blogs, posts, blogs, e imagens) . Essa medida teria sido tomada para evitar “tensão étnica”. Boatos de um ataque de muçulmanos a budistas em cidades do sul do país estariam circulando e causando medo. —- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+, no Tumblr e no Instagram

Entre os afetados estão Facebook, Twitter, Wikipédia, as emissoras de TV Al-Jazira eABC, da Austrália. Foram bloqueados fotos de agências de notícias, um Twitter que parodiava o primeiro-ministro do país, Manmohan Singh, e vídeos do Youtube.

Kuldeep Singh Dhatwalia, porta-voz do governo, disse à AFP que o país não pretende restringir a comunicação, mas “espalhar boatos para encorajar a violência ou causar tensão não será tolerado”.

O bloqueio, porém, teria sido ineficiente. Usuários do Twitter e especialistas criticaram a medida e apontaram que apenas uma parte do material não ficou acessível. Vivek Sood, autor da lei de legalização da internet e advogado da suprema corte do país, viu abuso de poder na ação do governo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.