PUBLICIDADE

GPS revela identidade de usuário de celular

Pesquisa descobriu que dados enviados pelo GPS criam uma uma impressão digital capaz de diferenciar um celular de outro

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

Pesquisa descobriu que dados enviados pelo GPS criam uma uma espécie de impressão digital capaz de diferenciar um celular de outro 

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Informações anônimas sobre a localização geradas por um smartphone não são tão anônimas assim. Um estudo feito por pesquisadores do MIT e da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, descobriu que é possível saber a identidade de um usuário a partir do monitoramento do GPS do celular.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

Segundo os cientistas, esses dados de localização produzem uma espécie de impressão digital, capaz de diferenciar um celular do outro a partir dos vestígios dos dados enviadospara a torre da operadora, quando faz ou recebe uma ligação ou um sms.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 15 meses de informações anônimas emitidas pelo celular de 1,5 milhão de usuários na Europa entre 2006 e 2007. Baseados em atualizações de hora em hora da localização emitida pelos celular, os pesquisadores seguiram os rastros desses aparelhos até as torresmais próximas conforme eles enviavam ou recebiam ligações e mensagens SMS.

Com apenas quatro ligações ou SMS, os pesquisadores conseguiram identificar 95% dos usuários, com duas, eles conseguiam identificar 50%. “Nós mostramos que os traços móveis de um pessoa são únicos, enfatizando a importância dos movimentosem prol da privacidade individual”, afirmaram os pesquisadores no estudo.

Os resultados da pesquisasão importantes uma vez que a Apple e o Google, por exemplo, já admitiram coletar e guardar informações de localização dos usuários. Os pedidos por parte de governos por esse tipo de informação também aumentaram.

Publicidade

No Brasil, as operadoras de telefonia querem usar esses dados para fins comerciais. O assunto é tema de debate do Marco Civil da Internet, que está sendo discutido na Câmara dos Deputados.

—-Leia mais:Os donos dos seus rastrosViolações da rede não devem ser ignoradas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.