Gravador toca músicas do Spotify em fitas cassete

Artigo 'vintage', fitas tocam músicas dos dois lados

PUBLICIDADE

Por Ligia Aguilhar
Atualização:
 

SÃO PAULO – Um desenvolvedor britânico usou um minicomputador Raspberry Pi e a tecnologia de comunicação de campo, chamada de NFC, para resgatar a nostalgia dos tempos das fitas cassete gravadas em casa, que registravam os hits do momento tocados nas rádios.

PUBLICIDADE

Tudo começou quando um amigo do desenvolvedor Matt Brailsford ganhou um antigo gravador de fitas. O desenvolvedor teve a ideia de recriar a experiência daquela época usando seus conhecimentos tecnológicos. Para isso, retirou todos os componentes de dentro do gravador e inseriu o Raspberry Pi e o leitor de NFC.

Dentro de cada fita cassete, colocou uma etiqueta que pode ser lida por NFC. O Raspberry Pi foi programado para tocar diferentes listas de música do serviço de streaming Spotify para cada etiqueta, e um botão especialmente criado para o gravador foi inserido para que, ao ser pressionado o “play”, o sistema fizesse a leitura da etiqueta corretamente para tocar a seleção indicada.

O sistema criado por ele também permite o uso de outros recursos, como avançar, recuar e pausar a fita. E cada fita tem duas etiquetas. para que elas tenham o lado 1 e lado 2, como nos velhos tempos. Veja o vídeo:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.