Hackers russos estão tentando roubar dados sobre vacina de covid-19, diz Reino Unido

Reino Unido, Estados Unidos e Canadá estão acusando conjuntamente um grupo russo de hackers que estariam agindo com o apoio do governo

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
O grupo russo Cozy Bear, vinculado ao governo russo, é suspeito de invadir o Partido Democrata antes das eleições de 2016 nos EUA Foto: Reuters

Hackers apoiados pelo governo russo estão tentando roubar pesquisas sobre vacinas e tratamentos para covid-19 de instituições acadêmicas e farmacêuticas de todo o mundo, informou nesta quinta-feira, 16, o Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) do Reino Unido.

PUBLICIDADE

Uma declaração conjunta do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá atribuiu os ataques ao grupo APT29, também conhecido como "Cozy Bear", que eles disseram estar quase certamente operando como parte dos serviços de inteligência russos.

"Condenamos esses ataques desprezíveis contra aqueles que fazem um trabalho vital para combater a pandemia de coronavírus", disse o vice-presidente de operações do NCSC, Paul Chichester.

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Dominic Raab, disse que era "completamente inaceitável" que os serviços de inteligência russos atinjam o trabalho relacionado à pandemia.

"Enquanto outros perseguem seus interesses egoístas com comportamento imprudente, o Reino Unido e seus aliados estão continuando com o difícil trabalho de encontrar uma vacina e proteger a saúde global", disse o ministro. Ele acrescentou que o país trabalhará com aliados para responsabilizar os autores dos ataques.

O NCSC disse que os ataques do grupo estavam em andamento e usavam uma variedade de ferramentas e técnicas, incluindo spear-phishing e um malware personalizado.

"É provável que o APT29 continue atacando organizações envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de vacinas para covid-19, pois elas procuram responder a perguntas adicionais de inteligência relacionadas à pandemia", afirmou o comunicado do NCSC.

Publicidade