PUBLICIDADE

HP anuncia sua primeira impressora 3D

Líder mundial em impressão 2D, empresa deve lançar dispositivo em meados de 2014

Por Bruno Capelas
Atualização:

Líder mundial em impressão 2D, empresa deve lançar dispositivo em meados de 2014

 

SÃO PAULO – 2013 foi um ano de grandes novidades para a impressão 3D: grandes varejistas nos EUA começaram a oferecer a impressora em larga escala, um scanner tridimensional passou a copiar objetos e mandá-los direto para um projeto de impressão e até o mercado brasileiro recebeu um modelo – a The Cube, da 3D Systems. Mas mais uma novidade promete mexer com o mercado no ano que vem.

 

PUBLICIDADE

A Hewlett-Packard, líder mundial de impressão 2D, anunciou em um fórum de tecnologia realizado em Bangkok, Indonésia, que deve lançar sua primeira impressora 3D em meados de 2014.

“Queremos liderar também esse negócio”, diz a CEO da empresa, Meg Whitman. A meta da empresa até o lançamento será reduzir custos e o tempo de impressão de um objeto – para uma garrafa virar realidade, por exemplo, o processo leva entre oito e dez horas.”É como assistir gelo derretendo”, diz Whiteman.

O cenário, ao menos, parece promissor: a consultoria Gartner projeta que o mercado de impressão 3D deve crescer 50% em 2013, e 75% no ano que vem.

Pistola Uma batida em Manchester, Inglaterra, descobriu o primeiro caso em que bandidos utilizaram uma impressora 3D para fabricar suas armas de fogo. Os policiais encontraram um aparelho de impressão, além de gatilhos e pentes fabricados pelo dispositivo.

A princípio, a polícia desconfia que o principal objetivo que levaram os bandidos a usarem a tecnologia foi para escapar de detectores de raio-X.

Publicidade

—- Leia mais:• Impressora 3D (ainda) não é pra ter em casa• Depois de impressora 3D, Markerbot lança scanner para fazer modelos de objetos físicos 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.