PUBLICIDADE

'Ibope' dos EUA vai incluir audiência online

Dados vindos de celulares, tablets e computadores ajudarão no cálculo da audiência televisiva geral do país

Por Camilo Rocha
Atualização:

Dados vindos de celulares, tablets e computadores ajudarão no cálculo da audiência televisiva geral do país

 Foto:

SÃO PAULO – A Nielsen, empresa que tradicionalmente mede a audiência da TV norte-americana, declarou que começará a contabilizar os números vindos de dispositivos como celulares, tablets e computadores. Esses dados serão incluídos nos cálculos da audiência televisiva geral do país para a temporada 2014-15, utilizado por emissoras e anunciantes.

 

PUBLICIDADE

A empresa disse em seu blog oficial que disponibilizará o kit de desenvolvimento de software (SDK) que permite a medição a partir de meados de novembro. Segundo a Nielsen, sua solução é compatível com o modelo publicitário linear (TV) e o dinâmico (internet) simultaneamente.

A empresa diz que vai tem capacidade de diferenciar entre conteúdo de TV disponível online e conteúdo originado na internet. A tecnologia fará a análise do material usando “marcas d’água” de áudio, metadados e tags relacionadas ao conteúdo e à publicidade vinculada a ele.

Técnicas de big data serão utilizadas em cruzamento com dados demográficos fornecidos por empresas como Facebook, garantiu a Nielsen. O método “não apenas captura o espírito de como os consumidores estão usando essa tecnologia, mas também leva em consideração os diferentes tipos de espectador”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.