Idec vê abusos das operadoras nos planos 3G

Você está satisfeito com o seu plano de banda larga 3G? Uma pesquisa realizada no final de agosto pelo Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), constatou uma série de problemas nos planos de banda larga móvel vendidos no Brasil.

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Segundo o instituto, falta transparência nas propagandas das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. “O serviço prestado pode ser muito aquém da expectativa criada no usuário a partir da publicidade”, informou o instituto.

PUBLICIDADE

As operadoras, por exemplo, oferecem a velocidade – mas não asseguram quando e nem se ela será atingida. Segundo o Idec, as empresas têm cláusulas contratuais “que as eximem da responsabilidade de garantir a velocidade de acordo com a oferta”. “A propaganda da Claro, por exemplo, oferece “velocidade de banda larga,conexão rápida, mas no site e no contrato, a empresa diz que só garante 10% da banda contratada”, disse Estela Guerrini, advogada do Idec e coordenadora da pesquisa.

Como justificativa para a baixa velocidade, as empresas costumam alegar que o celular estava longe demais da antena, ou que o tráfego de usuários era muito intenso. Nos dois casos há uma falha das operadoras: segundo a advogada, isso levaria a concluir que as empresas estão vendendo mais do que conseguem atender.

Outro problema: as empresas não informam corretamente os clientes sobre os ‘poréns’ na compra. Segundo o levantamento, as condições – aquelas letras pequenas com todos os poréns – poucas vezes são informadas na hora da compra.

A Oi, por exemplo, indicam que a velocidade de conexão é de ‘até 1 Mbps’ e o tráfego de dados de até 10 GB. Só o contrato e o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) esclarecem que nos planos mais baratos a capacidade de transmissão é gradativamente menor, começando por 300 Kbps. Pior faz a Vivo, que alega que todos os planos têm ‘até 1 Mbps’, mas não especifica em nenhum momento qual é o valor real da velocidade“, diz o comunicado do Idec.

O Instituto também critica os limites de tráfego de dados. “A Claro e a Tim alegam que todos os seus planos são ilimitados. Já a Vivo afirma que oferece alguns com franquia restrita e outro, mais caro, também sem limite de tráfego. No entanto, as três empresas alegam em seus contratos que quando a transferência de dados for superior a 1 GB, no caso da Claro e da TIM, e a 2 GB, no da Vivo, elas poderão reduzir a velocidade de conexão até o início do faturamento subsequente. Assim, a propaganda dos planos ‘ilimitados’ é enganosa“.

O Instituto ainda chama a atenção para o que chama de ‘cláusula absurda’ no contrato da Vivo: “proibir o usuário de fazer uploads de grandes arquivos e utilizar o VOIP (mecanismo que permite a transmissão da voz por meio da internet, como no Skype)”.

Publicidade

O Idec enviou uma carta para a Anatel ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e ao Ministério Público Federal relatando os problemas. Para orientar o consumidor, o instituto preparou uma tabela comparativa dos planos 3G disponíveis no Brasil. Confira antes de escolher o seu:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.