Instagram bloqueia aplicativo que permitia bisbilhotar parceiros e amigos
Por U$ 2,99 mensais, o app Like Patrol substitui a aba ‘Seguindo’ do Instagram - e incentiva comportamentos abusivos
31/10/2019 | 16h54
Por Redação Link - O Estado de S. Paulo
Instagram disse que os desenvolvedores da Like Patrol estavam violando suas regras e enviou uma carta de cessamento e desistência à empresa
Leia mais
O Instagram bloqueou um aplicativo que permitia bisbilhotar a vida de amigos na rede social. O app Like Patrol resgatava um dos recursos mais polêmicos do serviço de fotos: a aba Seguindo, que permitia ver as curtidas dos amigos. Ela foi aposentada no começo de outubro.
A maior crítica ao Like Patrol é que ele não informa quando as pessoas estão sendo rastreadas. Para receber as informações de determinada pessoa, basta seguí-la no Instagram. Ao site Cnet, o Instagram disse que os desenvolvedores da Like Patrol estavam violando suas regras e enviou uma carta exigindo a desistência da prática. A rede social de propriedade do Facebook frequentemente lida com terceiros coletando dados sem o seu consentimento.
O fundador do Like Patrol argumenta que as informações que o app coleta são dados públicos. O app promete enviar notificações sempre que alguém que você está seguindo curte uma postagem ou comentário.O Facebook também disse que proibiu o Like Patrol em sua plataforma, e também está analisando outros aplicativos do mesmo desenvolvedor.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento