Internet.org lança app e dá acesso gratuito a Facebook e Google

Organização criada por Zuckerberg em parceria com fabricantes de celular dá acesso gratuito a apps e serviços na Zâmbia

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – A organização encabeçada pelo fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou nesta quinta-feira, 31, uma iniciativa que permitirá que habitantes da Zâmbia tenham acesso gratuitos a determinados aplicativos e serviços. Para isso, o usuário deve ser cliente da operadora local Airtel e acessar o aplicativo da Internet.org – com um smartphone ou um celular comum.

PUBLICIDADE

Assim terá conexão garantida para acessar apps como o de tempo AccuWeather, o de buscas do Google (mas se acessar qualquer das páginas exibidas como resultado serão cobrados dados), Facebook, Messenger (do Facebook) e o Wikipedia. A ideia é testar o aplicativo na Zâmbia e, em seguida, expandir a oferta.

Quando anunciou a criação da organização Internet.org em 2013, em parceria com Nokia, Samsung e Qualcomm, Zuckerberg mencionou que seu objetivo era “tornar o acesso à internet disponível a dois terços do mundo que hoje não está conectado”, disse ele, que almeja levar internet por satélite a áreas afastadas.

A proposta do app, apesar da intenção, não afeta os habitantes do país africano de forma universal (já que o usuário precisa ser cliente de uma operadora) e também não garante o acesso livre à internet, mas sim a alguns serviços e aplicações selecionadas por eles.

Além de serviços e apps de utilidade pública local, como o Go Zambia Jobs (para busca de empregos), MAMA e WRAPP (sobre direitos das mulheres), a conveniência oferecida pelo Internet.org deve ser conveniente para o Facebook, que pode assim alcançar uma massa de usuários e aumentar, assim, sua base de usuários; o que por sua vez melhora os números da para anunciantes.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.