iPad arte

Museu Tate Britain, de Londres, fará exposição de "pinturas" criadas no tablet da Apple

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

O museu Tate Britain de Londres anunciou hoje que está preparando uma instalação que usará o iPad, da Apple, como ferramenta de criação artística, segundo o diário Evening Standard.

PUBLICIDADE

O ponto de partida da ideia são as obras dos pintores britânico David Hockney, que já criou uma série de obras utilizando o iPad como ferramenta.

Uma sala inteira acolherá a proposta do museu, que colocará a disposição dos visitantes um applicativo que permite criar composições musicais e desenhos interativos de forma simples. Eles depois serão impressos e expostos na galeria.

O responsável da Tatee pelas atividades para jovens, Mark Miller, afirmou que usarão “o imediatismo do iPad” para fazer os jovens “participarem da coleção do museu”.

Usando o aplicativo Melodala, que permite criar imagens que combinan diferentes sons para cada cor, os visitantes poderão realizar suas próprias obras. A filmagem do processo é projetada simultanemente em uma parede.

O Melodala é baseado nas mandalas, diagramas concêntricos que os budistas tibetanos usam para se concentrar durante a meditação.

O desenvolvedor do aplicativo, Mark McElvoy, disse que “até pessoas que imaginam que não sabem desenhar pode usá-lo porque consegue criar automaticamente desenhos simétricos feitos só com a pressão dos dedos na tela”.

Publicidade

Na opinião dele, o iPad, que pela primeira vez ocupa um espaço artístico de um museu, “se converteu em uma ferramenta válida para os artistas e é genial que a Tate o reconheça dessa forma”.

(EFE)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.