iTunes Brasil
Loja de músicas da Apple deve chegar ao Brasil usando cartão pré-pago
29/05/2011 | 19h39
Por Redação Link - O Estado de S. Paulo
O iTunes, serviço de venda de conteúdo digital da Apple, deverá chegar ao Brasil por meio do varejo tradicional, em outubro deste ano. Redes como Fnac, Extra e FastShop irão vender cartões (nos valores de R$ 10, R$ 20 e R$ 40) que poderão ser trocados por bens digitais na loja online da Apple.
A venda por meio de créditos pré-pagos, tem a função de lançar oficialmente o serviço no País. Hoje, para fazer compras na iTunes, os brasileiros precisam ter um cartão de crédito internacional e fornecer endereço americano ou de um dos outros 30 países em que o serviço já o serviço já está disponível. Como a maioria dos usuários não têm residência fora do País, forja-se um endereço para o cadastro.
O modelo de créditos – semelhante ao dos telefones celulares – já é usado pela Apple em diversos mercados, sendo mais conhecidos como “cartões- presente” (gift card, em inglês).
Um site em português já está em desenvolvimento para a estreia do serviço no País. Atualmente, a loja virtual do iTunes no Brasil se limita a vender aplicativos para aparelhos como iPhone, iPad e iPod Touch.
Criada em 2003, a iTunes tem hoje 60% do mercado de música pela internet dos Estados Unidos, onde cada canção custa no máximo US$ 2,40.
Com acervo de 14 milhões de músicas e 2,5 mil filmes, lojas virtuais como a da Apple são vistas como uma das poucas tábuas de salvação das indústrias fonográfica e cinematográfica, que vêm perdendo faturamento à medida que a pirataria e o download ganham espaço.
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