Lucro da Nintendo cai 23% no 3° trimestre

A fabricante de consoles de videogame manteve a previsão de queda no lucro anual pela primeira vez em quatro anos

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

A Nintendo apresentou uma queda de 23 por cento em seu lucro trimestral, com recuo nas vendas de software para seu portátil DS e corte no preço do console Wii. A empresa manteve a previsão de queda no lucro anual pela primeira vez em quatro anos.

PUBLICIDADE

A Nintendo tem desfrutado de uma forte demanda pelo DS e Wii para registrar recordes de lucros nos últimos anos, tomando a liderança da Sony, que reinou no mercado de videogame desde meados da década de 1990.

Mas o bom momento do poderoso DS começou a perder força uma vez que o portátil entra em seu quinto ano e o iPhone da Apple e outros smartphones surgiram como alternativa aos jogos portáteis.

A empresa, que concorre com a Sony e a Microsoft, manteve sua previsão de lucro operacional de 370 bilhões de ienes (4,1 bilhões de dólares) para o ano até março.

Isso representaria uma queda de um terço ante o lucro de 555,26 bilhões de ienes um ano antes, mas acima da previsão de 361,1 bilhões de ienes segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.

A lucratividade também veio pressionada porque a Nintendo cortou o preço do Wii em 20 por cento no segundo semestre de 2009, respondendo à medidas similares da Sony e Microsoft.

A Nintendo sofreu uma forte queda nas vendas do Wii entre abril e setembro, mas estimulou a demanda com o lançamento de jogos populares como “New Super Mario Bros. Wii” e o corte de preço.

Publicidade

O lucro operacional de outubro a dezembro foi de 192,3 bilhões de ienes, ante 249,1 bilhões de ienes um ano antes.

As ações da Nintendo fecharam em alta de 2,5 por cento, a 26.320 ienes antes do anúncio, maior nível em seis meses.

Os papéis da empresa perderam 17 por cento no último ano.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.