Marco Civil tem reação positiva nas redes sociais; diz pesquisa

Agência analisou reações em mais de 11 mil publicações em Twitter, Facebook e YouTube; 69% eram a favor

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Por Bruno Capelas
Atualização:

SÃO PAULO – Criado para defender direitos e regulamentar o uso da internet no Brasil, seria de se esperar que o Marco Civil da Internet virasse assunto natural nas redes sociais — e de acordo com uma pesquisa feita pela agência Burson- Marsteller entre os dias 18 de março e 17 de abril, a maioria das publicações feitas sobre o assunto era favorável ao projeto de lei, chamado de “Constituição da Internet” brasileira.

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Em 11.813 publicações analisadas pelo grupo, 69% delas eram favoráveis à aprovação do projeto de lei; 21% eram contra e postagens neutras representavam apenas 10% do total. Dois picos de audiência foram observados no período: o primeiro na aprovação do projeto na Câmara, em 25 de março, e o outro no twittaço a favor da urgência da votação do projeto, no dia 15 de abril. Tais picos foram melhor observados no Twitter, que concentrou 92% das postagens – 77% delas a favor.

Já no YouTube e no Facebook – onde foram captadas apenas informações de posts abertos – prevaleceram as reações negativas sobre o tema. No site de vídeos, nada menos que 91% das publicações se diziam contrárias à aprovação do projeto.

Além de publicações em redes sociais, o estudo também analisou a cobertura de imprensa: para a Burson-Marsteller, a cobertura foi neutra (96%), com caráter mais informativo do que opinativo.

Veja mais detalhes no infográfico produzido pela agência.

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