Nokia violou patente; conclui justiça alemã

A fabricante finlandesa perdeu o caso movido pela alemã IPCom, acusando a Nokia de violação de patente

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Um tribunal alemão decidiu nesta sexta-feira, 18, que a Nokia infringiu uma patente da companhia alemã IPCom, colocando pressão sobre a maior fabricante de celulares do mundo para fazer um acordo.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

“Respeitosamente não concordamos com a conclusão do tribunal e estamos avaliando nossas opções legais”, informou a Nokia em comunicado.

A IPCom informou que a decisão permite à empresa buscar a suspensão das vendas de celulares 3G da Nokia na Alemanha, mas a Nokia informou que já removeu de seus produtos o suporte à funcionalidade coberta pela patente para assegurar a continuidade das vendas na Alemanha.

“Os negócios da Nokia na Alemanha não serão afetados pela decisão”, informou a companhia finlandesa.

A IPCom comprou o portfólio de patentes de telefonia móvel da Bosch, criado entre meados dos anos 1980 e 2000. Essa carteira possui cerca de 160 famílias de patentes no mundo, incluindo algumas importantes do mercado celular, como a patente número 100 que padroniza a primeira conexão de celulares a uma rede.

A Nokia e a IPCom tem se confrontado em diferentes tribunais nos últimos quatro anos por conta de patentes e sua validade. A fabricantes de celulares afirma que as tarifas de licenciamento cobrada pela IPCom são “excessivas” e “injustificáveis”.

Publicidade

/ REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.