Nova função do WhatsApp aumenta segurança de usuários

Serviço de mensagens aumenta segurança de usuários com sistema de verificação em duas etapas, que pede senha e também código enviado por SMS

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Aplicativo é utilizado por 1 bilhão de pessoas ao redor do globo 

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira, 9, que vai implementar mais um processo de segurança em seu aplicativo: a verificação do número de telefone usado no aplicativo em duas etapas. Segundo a empresa, a medida de segurança deve chegar às plataformas iOS, Android e Windows Phone nos próximos dias. 

PUBLICIDADE

O funcionamento de uma verificação em duas etapas é simples: além do uso de uma senha, o programa também pede que o usuário digite um código, normalmente enviado instantaneamente por SMS. 

No caso do WhatsApp, todas as vezes que o número de telefone associado à conta do WhatsApp necessitar verificação, o usuário terá de inserir uma senha de seis dígitos. Caso a senha esteja correta, o aplicativo manda um SMS para o número respectivo, com um código específico. Ao ser digitado no aplicativo, a segunda etapa de verificação é cumprida. 

O WhatsApp não é o primeiro serviço a implementar esse tipo de verificação. Sistemas como o Facebook e o Google já tem dispositivos semelhantes. 

Além de incluir a verificação em duas etapas, você pode incluir um endereço de email no perfil do WhatsApp – se esquecer sua senha, poderá pedir o envio de um link para desativar a verificação em duas etapas. 

Para ativar o recurso, é preciso abrir o aplicativo e acessar a aba "Configurações". Depois disso, clique em "Conta", selecione "Verificação em Duas Etapas" e clique em "Ativar".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.