Novo boato circula no WhatsApp

Corrente orienta usuário a repassar a mensagem a fim de evitar cobrança; casos similares ocorreram em janeiro e setembro

PUBLICIDADE

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

Corrente orienta usuário a repassar a mensagem a fim de evitar cobrança; casos similares ocorreram em janeiro e setembro

SÃO PAULO –Na manhã desta quinta-feira, 29, você pode ter sido surpreendido por uma ou mais mensagens – enormes– em seu WhatsApp afirmando que o serviço do aplicativo de comunicação passaria a ser pago caso você não repassasse a mensagem para no mínimo 18 usuários de sua lista.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

 Foto:

PUBLICIDADE

O texto (veja abaixo) possui diversos erros de português e parece ter sido traduzido de maneira automática por algum software, o que deixa diversos trechos sem sentido (ex: “Parece que os avisos eram reais, o uso do WhatsApp custa dinheiro do Verão 2012”).

A mensagem, escrita em nome do CEO da empresa, Jim Balsamic – que no texto aparece traduzido para Jim balsâmico – “exige” que os usuários repassem o texto para sua lista de contatos do app em até 48 horas. Se não o fizerem, a conta será desativada e será necessário pagar mensalmente uma taxa de 25,00 (sem moeda especificada) para a reativação do serviço.

Não é a primeira vez que uma corrente do tipo aparece no aplicativo. No início de setembro, uma mensagem similar, porém mais compacta, circulou entre usuários de iOS e Android, alertando-os a encaminhar o texto a dez contatos para escapar da cobrança.

“É um hoax”, disse ao Link na ocasiãNeeraj Arora, representante de negócios do WhatsAppHoax é o termo em inglês para descrever um boato falso que se espalha na internet. Ele afirmou que o caso era semelhante a outra corrente que foi identificada em janeiro, também falsa e desmentida no próprio blog do Whatsapp.

Publicidade

Desde esta quarta-feira, 28, o aplicativo vem enfrentando uma instabilidade em seus serviços, o que fez com que no status de cada contato aparecesse a mensagem “Error: status unavailable” (Erro: status indisponível). A empresa reconheceu o erro em seu Twitter e afirmou que sua equipe estava trabalhando para corrigi-lo o mais rápido possível:

Em nenhum momento a instabilidade na função status foi relacionada a qualquer cobrança para a utilização dos serviços de mensagem do aplicativo.

Correntes do tipo eram comuns na metade dos anos 90, quando os e-mails começaram a se popularizar entre os primeiros usuários da internet comercial no Brasil. No ano passado, também ganharam força no Facebook entre os usuários do País. Um exemplo é o boato que circulou no final do mês passado, instruindo usuários de maneira equivocada e proteger sua privacidade na rede social.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Confira abaixo a corrente falsa que circula no WhatsApp na íntegra:

Olá a todos, parece que todos os avisos eram reais, o uso do WhatsApp custa dinheiro do Verão 2012. Se você enviar essa seqüência de caracteres para 18 diferentes em sua lista, seu ícone será azul e estará livre para você. Se você não acredita em mim ver amanhã, terminando o WhatsApp e tem que pagar para abri-lo, isso é por lei que esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários, que nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema. Exigimos que nossos usuários ativos transmita esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos usando o WhatsApp, se você não enviar esta mensagem a todos os seus contatos, então sua conta permanecerá inativa com a consequência de perder todos os seu contactsMessage de Jim balsâmico (CEO do Whatsapp) Estamos solicitando todos os usuários para encaminhar esta mensagem para sua lista de contatos inteira. Se você não transmitir esta mensagem, vamos levá-lo como sua conta é inválida e ele será excluído nas próximas 48 horas. Por favor, não ignore esta mensagem ou whatsapp já não vai reconhecer a sua ativação. Se você deseja reativar sua conta após ela ter sido excluída, uma taxa de 25.00 será adicionada à sua fatura mensal. Estamos também cientes da questão envolvendo as atualizações de fotos mostrando não. Estamos a trabalhar diligentemente pra corrigir este problema e será em funcionamento logo que possível. Obrigado pela sua colaboração da equipe do Whatsapp” WhatsApp vai custar-nos dinheiro em breve. Para se tornar um usuário freqüente enviar esta mensagem para 10 pessoas (2 escalas) e seu logotipo WhatsApp deve virar vermelho para indicar um usuário freqüente. Desculpe, não tinha opção! E Confira agora está mostrando o status de cada contato individual:Status: erro …

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.