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Operadoras no topo das reclamações em 2011

As operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo ocupam, respectivamente, as segunda, terceira, quinta e sexta posições

Por Agências
Atualização:

As operadoras Oi, Claro, Tim e Vivo ocupam, respectivamente, as segunda, terceira, quinta e sexta posições

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BRASÍLIA – A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

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Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852), Tim (27.102) e Vivo (26.025).

De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).

Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19% são denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.

Clique aqui para baixar o boletim completo do Ministério da Justiça.

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/ Eduardo Rodrigues (Agência Estado)

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