PUBLICIDADE

Os novos processadores da AMD

Chips que fundem a capacidade gráfica com a CPU serão denominados APU

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Fotos: Jocelyn Auricchio Foto: Estadão

Nesta quinta-feira, 11, a fabricante de processadores AMD demonstrou novos conceitos de produtos e mostrou algumas novidades que chegarão ao mercado nos próximos meses. Um dos produtos que foram mostrados é um novo processador para servidores, com espantosos 12 núcleos de processamento.

PUBLICIDADE

Além disso foram apresentadas várias novas tecnologias de vídeo, como uma nova implementação da tecnologia 3D usada nos televisores e cinemas e soluções para integrar até 6 monitores simultaneamente usando um único PC.

O mais interessante foi o detalhamento da estratégia de lançamento da plataforma Fusion, que integra, em um mesmo chip, um processador (CPU) com um chip de vídeo (GPU), tudo em um mesmo encapsulamento. Esse tipo de processador, que é denominado APU (Accelerated Processor Unit, ou unidade de processamento acelerado) vai permitir que qualquer máquina, mesmo as de baixo custo, execute tarefas que hoje uma CPU simples não consegue.

Reconhecimento facial, identificação e classificação de fotos, processamento de vídeo e reconhecimento de gestos, tudo será gerenciado por um único chip, que divide as tarefas de processamento.

Por exemplo, um HD cheio de fotos pode ser classificado simplesmente apontando, em uma das fotos, o rosto a ser catalogado. O sistema conseguirá entender que você está interessado em imagens com aquela pessoa e vai classificá-las, facilitando a busca. Parece ficção científica, mas a tecnologia não só está disponível como é parte da maioria dos novos modelos de placas de vídeo da AMD.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.