Paulo Coelho; mago dos livros; da internet e (agora) do cinema

O escritor brasileiro Paulo Coelho sabe usar como poucos a internet a seu favor. A última do mago dos livros (ele já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo) envolve o cinema. Coelho queria adaptar seu livro ‘A Bruxa de Portobelo’ para as telas, mas de um jeito diferente. O público devia mandar vídeos para cada um dos 15 personagens que mais tarde seriam juntados e formariam a versão final do longa.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

O filme foi feito a partir de 6 mil vídeos enviados por internautas de todo o mundo. Destes, 15 foram selecionados para a versão final. Eles podem ser vistos no site oficial do projeto, que ganhou o nome de Bruxa Experimental. O lançamento oficial do filme se deu nesta semana, durante o Festival de Cinema de Roma. A versão apresentada tinha cerca de 110 minutos. Coelho deve em breve postar em seu blog uma versão maior de inacreditáveis 345 minutos.

PUBLICIDADE

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/H-KdtbN5YQQ" width="425" height="344" wmode="transparent" /]Interessante trecho do mexicano Alfonso Suárez Romero, em que ele filmou apenas fotografias, às vezes fora de foco, durante 5 minutos

Mas, será que dessa vez Coelho vai agradar a crítica especializada? Ele mesmo parece saber que não se trata de uma tarefa fácil. Afinal, um filme quase amador composto de vários filmetes com propostas bastante diferentes é no mínimo irregular. Isso, entretanto, não parece incomodar os seus milhares de fiéis seguidores.

Em sintonia com eles, pouco antes de ir encontrar a imprensa, em Roma, o escritor brasileiro postou em seu Twitter a seguintes mensagem: “Não explique. Seus amigos não precisam. Seus inimigos não acreditam”. Em poucos minutos, a frase já havia sido traduzida pelos seus seguidores para incontáveis idiomas, como japonês, maltês, húngaro, russo, alemão. O filme não tem lançamento previsto nos cinemas.

Leia também:Neil Gaiman convoca fãs para escrever livro via Twitter Horror à la carte:’Atividade Paranormal’ cria novo jeito de se lançar um filmeÀ venda no Brasil, Kindle só tem 14 livros em português

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.