Plano de banda larga popular será anunciado em janeiro

O governo federal anunciará em janeiro um programa de popularização da banda larga. A informação foi dada pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, durante o programa de rádio “Bom Dia Ministro”.

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:
 Foto: Estadão

“Tem uma rede de fibra ótica ao longo das linhas de transmissão em todo o Brasil, cerca de 17 mil quilômetros, e vamos começar o trabalho no primeiro semestre para colocar esta rede para funcionar”, disse ele.

PUBLICIDADE

A Justiça autorizou o governo federal a utilizar a extensa rede de fibra óptica que estava sobre a gestão da Eletronet, que faliu.

O ministro assumiu que hoje a banda larga no Brasil “não é larga”. “É banda estreita, é caríssima e não é oferecida em todo território nacional”.

Instituições públicas como hospitais e escolas teriam acesso gratuito à nova rede, mas o governo também poderia oferecer a estrutura para empresas privadas mediante pagamento. “Não queremos ocupar o espaço das empresas. Nós queremos que a banda larga seja oferecida para todo País. O que não pode é as empresas não oferecerem o serviço e acharem que o governo também não pode”.

(Com Agência Estado)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.