PUBLICIDADE

Polônia protesta contra Acta

Pelas ruas da Polônia, manifestantes protestaram contra a adesão no país ao acordo que prevê um padrão internacional para copyright

Por Murilo Roncolato
Atualização:

Pelas ruas da Polônia, manifestantes protestaram contra a adesão no país ao acordo que prevê um padrão internacional para copyright

 

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – Poloneses saíram às ruas nesta terça-feira, 24, contra a assinatura do acordo internacional antipirataria – batizado de Acta (Anti-Counterfeiting Trade Agreement) – pelo país. Em outubro de 2011, Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Marrocos, Cingapura, Austrália e Nova Zelândia já haviam assinado o documento que estipula regras sobre direitos autorais a serem seguidas mundialmente. México e países da União Europeia poderão ser signatários até maio de 2013.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+

O primeiro-ministro polonês Donald Tusk garante que o país fará parte do acordo na quinta-feira, quando o documento deverá ser assinado em Tóquio, no Japão. “Não haverá concessões à chantagem brutal”, afirmou Tusk em entrevista.

Nas ruas, manifestantes com adesivos tapando a boca, máscaras símbolo do grupo hacker Anonymous e cartazes protestavam em frente a um escritório da União Europeia. O Acta, diferente do Sopa e do Pipa, almeja aplicar os padrões em plano internacional.

Segundo a Associated Press, desde domingo, alguns sites locais estão fora do devido a ações hacker.

+ Entenda o que significa o Acta

Publicidade

—-Leia mais:Acta: É o fim

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.