Por que as coisas não mudam? Lawrence Lessig e a corrupção institucional

Lawrence Lessig foi professor de direito da Universidade de Stanford (atualmente, no entanto, conduz suas pesquisas em Harvard), criador da licença Creative Commons, e uma das maiores autoridades no mundo em direitos autorais na era digital. Autor de livros seminais sobre o momento que testemunhamos, como ‘Cultura Livre’ e ‘Remix’ (inédito no Brasil). Para ele, e inúmeros outros estudiosos, as leis de direitos autorais estão desatualizadas e precisam ser mudadas. E mais: os argumentos que sustentariam essa mudança já estão claros.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 Foto: Estadão

“Precisamos atualizar a lei para que ela faça sentido no mundo digital. É isso o que deve ser feito, ao invés dessa guerra extrema contra quem usa as tecnologias digitais”, defendeu Lessig, em entrevista ao Link, no início do ano. Afinal, quando boa parte das pessoas conectadas está na ilegalidade, de quem é a culpa? Para Lessig, a culpa é da lei.

PUBLICIDADE

Leia mais: * “Precisamos pensar mais nos direitos dos usuários e menos nos de propriedade intelectual” * Projeto de lei repensa direitos autorais na era digital e autoriza remixes

Assim, o interesse público deveria prevalecer sobre o interesse da indústria de conteúdo. Algo, que inclusive, já aconteceu em inúmeras oportunidades no passado. Para ficar em poucos exemplos, basta citar o rádio e o fonógrafo. Apesar de tudo isso, as coisas simplesmente não mudam. Pensando nisso, Lessig conduziu uma ligeira, mas extremamente importante, mudança de rota nos seus estudos. Atualmente, concentra seus esforços em entender e explicar o que ele chama de corrupção institucional. Em sua opinião, é essa a raiz de inúmeros problemas/impasses aparentemente insolúveis, como a questão do direito autoral, mas não só.

No vídeo abaixo (em inglês), intitulado ‘Corrupção Institucional’, ele explica de forma extremamente clara todo este problema, que, segundo Lessig, tem implicações em problemas tão díspares quanto o do meio ambiente e o da saúde pública. Vale uma espiada!

Esta é a terceira matéria de uma série do Blog do Link sobre direitos autorais na era digital, remix e a cultura do compartilhamento

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.