PUBLICIDADE

Prefeitura de SP anuncia 12 Fab Labs em São Paulo

Laboratórios equipados com máquinas e impressora 3D permitem construir quase qualquer coisa; eles serão instalados em diferentes bairros da cidade até o fim do ano

Por Agências
Atualização:
 

Circe Bonatelli

PUBLICIDADE

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo lançará até a próxima semana edital para implantação de 12 laboratórios tecnológicos abertos ao público na cidade. Chamados de “fab labs”, os espaços terão computadores com a acesso à internet e impressoras de peças em 3D, além de professores para dar aula sobre o uso dos programas e dos equipamentos.

Nesses locais, os usuários poderão produzir objetos funcionais em pequena escala, uma prática até então restrita a linhas industriais. “O objetivo é ter um espaço público com acesso à internet e a instrumentos mais modernos”, afirmouo Secretário de Serviços, Simão Pedro Chiovetti, na abertura da Campus Party.

O edital prevê investimento inicial de R$ 2 milhões na compra dos equipamentos e outros R$ 3 milhões por ano para manutenção dos laboratórios, incluindo os insumos necessários para garantir a produção nas impressoras. “Vamos lançar edital para que uma empresa possa oferecer o serviço (atendimento ao usuário e cursos) e nós compraremos os equipamentos. E também vamos investir em capacitação de pessoas para assumir esses centros”, afirmou.

Segundo Chiovetti, a previsão é que os primeiros laboratórios estejam prontos no segundo semestre. Os locais estão em fase de definição, mas o secretário adiantou que haverá unidades em bairros como Freguesia do Ó, Itaquera, Butantã, Centro e Bela Vista. O secretário mencionou que há apenas dois fablabs na cidade, sendo um da iniciativa privada, e outro pertencente à Universidade de São Paulo (USP), restrita ao uso por parte de estudantes e professores.

A abertura de laboratório como um serviço público foi inspirada na cidade de Bogotá, onde esse projeto já está em operação. Em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos, a iniciativa também já é difundida.

/ Estadão Conteúdo

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.