Quem está fora do iTunes?

Os Beatles finalmente estão na loja online da Apple, mas alguns grandes nomes da música continuam de fora

PUBLICIDADE

Por Fernando Martines
Atualização:

Nesta semana, as músicas dos Beatles finalmente passaram a ser vendidas em um formato não-físico. Todos os trezes álbuns, mais duas coletâneas, estão à disposição no iTunes, loja online da Apple. Muitos consideravam que a passagem para o mundo da web do legado do grupo seria o marco que marcaria de vez a passagem da indústria da música para uma nova fase. Bom, o acontecimento é recente e temos que aguardar os próximos capítulos para ver quais mudanças foram realmente feitas. Enquanto isso, o site da revista The Atlantic fez uma lista com grandes nomes da música que ainda não vendes suas canções na web.

AC/DC

Angus Young já disse ao New York Times que é contra a venda das músicas online… para proteger suas obras. Mas contra quem?  

Garth Brooks

Garth Brooks acredita que a internet está matando a música.  

Kid Rock

Ele não concorda com a política da Apple de colocar todas as músicas pelo mesmo preço no iTunes.  

Tool

A banda não esclareceu o motivo de não colocar suas músicas no iTunes. Os grupos paralelos do vocalista Maynard James Keenan, A Perfect Circle e Puscifer, tem suas canções na loja online da Apple. A revista Rolling Stone arrisca um palpite de que as grandes obras das bandas de prog-metal não são feitas para serem ouvidas de forma separada, por isso a relutância..  

The Smiths

Os trabalhos solos de Morrissey e do guitarrista Johnny Marr estão lá, mas do grupo ícone dos anos 80, apenas um Greatest Hits lançado em 2008.  

Def Leppard

Publicidade

O grupo tem uma explicação simples: “Uma vez que fecharmos um acordo que nos pague royalties que consideremos justo, nossas músicas estarão no iTunes”.  

Black Sabbath

As músicas do grupo gravadas com Dio estão todas disponíveis. O problema está no material produzido com Ozzy Osbourne no vocal. Uma briga judicial entre a banda e Sharon, esposa de Ozzy, impede a digitalização de todos os álbuns.  

Frank Zappa

Suas músicas estavam todas no iTunes, mas uma ação legal de sua família retirou quase tudo – só restam alguns álbuns ao vivo.  
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.