A Ground Truth, empresa que faz medições sobre o uso de internet móvel, divulgou um estudo que revela que aproximadamente 60% do tempo gasto na rede acessada por dispositivos móveis é em redes sociais ou em aplicativos relacionados a elas. Apenas 14% do tempo é consumido em portais de notícias, a segunda categoria mais popular.
A medição foi feita durante uma semana levando em conta mais de 3 milhões de celulares nos EUA.
“A disparidade entre o tempo gasto em redes socias e a categoria seguinte, portais, é uma clara ilustração do impacto que essas redes possuem sobre o tráfego da internet móvel em uma dada semana”, afirmou Evan Neufeld, vice presidente do empresa responsável pela pesquisa.
Outra constatação feita foi a de que plataformas de redes sociais especialmente pensadas para dispositivos móveis possuem maior nível de engajamento por parte dos usários do que que as feitas para desktop. A MocoSpace, que aparece como a rede em que os usuários mais gastaram tempo, por exemplo, aposta na conversa online e é específica para celulares.
Segundo Neufeld, os últimos dados sugerem que, se os usuários gastam tanto tempo em redes sociais, há ótimas chances para que o uso de grandes redes pensadas para PCs, como o Facebook, aumente no ambiente móvel se elas investirem em aplicativos melhores para celulares.