PUBLICIDADE

Rússia planeja versão alternativa da Wikipédia

Biblioteca do Kremlin deseja que cidadãos russos tenham informações 'conffiáveis' sobre seu país

Por Agências
Atualização:
 

MOSCOU – A Rússia planeja criar sua própria Wikipédia para garantir que seus cidadãos tenham acesso a informações mais “detalhadas e confiáveis” sobre seu país, informou a biblioteca presidencial na última sexta-feira, 14.

PUBLICIDADE

Citando ameaças ocidentais, o Kremlin exerceu um controle maior sobre a Internet este ano, o que críticos classificam como medidas para censurar a rede, e introduziu conteúdo mais favorável ao Kremlin, como faz em mídias estatais vigiadas de perto, como a televisão.

A Wikipédia, enciclopédia online criada e mantida por usuários da Internet de todo o mundo, tem páginas dedicadas a quase todas as regiões e cidades grandes dos 11 fusos horários da Rússia, mas a biblioteca do Kremlin afirmou que isso não basta.

“Análises deste recurso mostraram que ele não é capaz de fornecer informações sobre a região e a vida do país de forma detalhada ou suficiente”, informou a biblioteca presidencial em um comunicado, segundo a agência de notícias estatal RIA.

“A criação de uma Wikipédia alternativa já começou”, acrescentou. Não se sabe se o projeto pode afetar o acesso dos russos à Wikipédia já existente de alguma forma.

O presidente russo, Vladimir Putin, tachou a Internet de “projeto especial da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos)”, e o Kremlin disse que precisa proteger seu universo virtual das ameaças do Ocidente, já que os laços entre os inimigos dos tempos da Guerra Fria chegaram a seu pior momento em decorrência da crise na Ucrânia.

/ REUTERS

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.