Samsung e Sony querem mais LCD

Demanda mundial por tela desse tipo deve crescer 24% neste ano

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Samsung e Sony buscam cooperação para o fornecimento de telas LCD. As duas empresas vêm sofrendo com a escassez desse componente.

PUBLICIDADE

Uma oferta estável de painéis é importante para a Sony, que já opera uma joint venture para a fabricação deles com a Samsung, em um esforço para tirar do vermelho suas operações de televisores pela primeira vez em sete anos.

A demanda mundial por televisores LCD deve crescer 24%, para 180 milhões de unidades, este ano, de acordo com o grupo de pesquisa Display Search.

“A Sony registrou alta em suas vendas de TVs neste ano… (Ela e a Samsung) precisam discutir o próximo passo,” disse Park Hyun, analista da Prudential Investment & Securities, em Seul.

A Sony quer elevar em 60% as vendas de sua linha Bravia de TVs de tela plana, a 25 milhões de unidades no ano fiscal que acaba em março de 2011.

Uma reunião marcada para esta semana com Lee Kun-hee, presidente do conselho da Samsung, e Howard Stringer, presidente-executivo da Sony, vem logo depois do anúncio da Samsung quanto a planos de investir o recorde de US$ 16 bilhões em 2010 para ampliar a produção de chips e painéis.

A Samsung é a maior fabricante mundial de televisores LCD, com 23% do mercado mundial em 2009, de acordo com a DisplaySearch, seguida por Sony, com 14,1% e LG Electronics, com 11,3%.

Publicidade

“Muita gente imagina de que maneira a Sony poderia derrotar a Samsung, se usa os mesmos painéis que a rival. Mas a empresa tenta adicionar valor aos seus produtos por meio de operações de rede,” disse Nobuo Kurahashi, analista da Mizuho Investors, em Tóquio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.