PUBLICIDADE

São Paulo ao Rio wi-fi

O governo do Rio estuda, em parceria com autoridades paulistas, a implantação de uma rede Wi-Fi em toda a extensão da Rodovia Presidente Dutra, que liga as duas maiores cidades do País. O projeto ainda está em discussão – na próxima semana, Alexandre Cardoso, secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, deverá se reunir com autoridades paulistas para começar a definir o custeio e a implantação da rede. A extensão da internet Wi-Fi faz parte de um grande projeto do governo do Rio, que pretende, até 2010, levar a banda larga sem fio a todo o estado.

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

A internet Wi-Fi começou a ser implantada em julho de 2008 na praia de Copacabana, sob a alcunha de Orla Digital. “Começamos a fazer o projeto pela orla porque é mais fácil. Você não teria uma demanda de acessos porque ali muita gente já tinha internet paga”, disse Cardoso ao Link. Depois, o projeto foi estendido para o morro Santa Marta e para a Cidade de Deus. O serviço ganhou na sexta-feira 26 outra extensão, dessa vez também na Zona Sul: Ipanema e Leblon. No total, segundo o secretário, 350 mil pessoas têm acesso à banda larga de graça. Nos próximos 90 dias a rede deverá chegar à região da baixada fluminense e, até o final do ano, ao entorno da avenida Brasil.

O governo quer que o Rio seja o primeiro Estado totalmente coberto por rede Wi-Fi até o final de 2010, ano em que acaba o mandato de Sérgio Cabral. Segundo Alexandre Cardoso, a extensão da rede já tem estimativa de custo (R$ 55 milhões) e prazo para ficar pronta (2010). “Já temos R$ 25 milhões”, diz ele, afirmando que haverá uma parceria privada no custeio da rede. A implantação da rede na Dutra ainda está em fase de conversas mas, segundo Cardoso, já foi bem recebida pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.