Semp Toshiba traz TV 3D sem óculos

Aparelho de 20 polegadas deve chegar neste ano ao País, ainda sem preço definido

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

Por Renato CruzDo caderno ‘Economia & Negócios’ desta quarta, 23.

Finalmente a TV com imagens tridimensionais (3D) começa a deixar os óculos para trás. A Semp Toshiba anunciou na terça, 22, que trará ao Brasil um aparelho com tela de 20 polegadas que dispensa o acessório para ser vista. O televisor deve chegar ao País até o fim do ano, e o preço ainda não foi definido. No Japão, o modelo foi lançado a US$ 2,9 mil.

 

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

O mercado brasileiro de televisores 3D ainda é bastante pequeno. “No último trimestre de 2010, a participação foi de 2% do mercado de telas finas”, afirma Gisela Pougy, diretora da empresa de pesquisa Gfk. Os aparelhos de telas finas incluem as tecnologias de LCD e plasma.

“O processo é lento”, admite Caio Ortiz, vice-presidente de marketing e vendas da Semp Toshiba. “Começamos a vender em dezembro, de uma forma controlada. Teremos televisores com óculos neste semestre e, até o fim do ano, esperamos lançar o modelo sem óculos.”

Também está disponível, no mercado japonês, um aparelho de 12 polegadas, sem previsão de lançamento no Brasil. Mauro Correia, vice-presidente de operações da Semp Toshiba, informa que o sócio japonês tem modelos com telas maiores em desenvolvimento.

A imagem não é tão boa quanto a dos modelos com óculos. A resolução do televisor de 20 polegadas é de 1.280 por 720 pixels, comparada a 1.920 por 1.080 pixels das outras TVs.

Publicidade

A empresa também anunciou três modelos 3D com óculos ativos (que precisam de bateria), com telas de 46, 55 e 65 polegadas, e um notebook com tela 3D que usa óculos passivos (sem bateria), como os do cinema.

A Semp Toshiba planeja lançar, ainda neste semestre, o seu tablet. A empresa preferiu não revelar detalhes sobre o equipamento, dizendo somente que adotará o sistema operacional Android, do Google.

Segundo Correia, não houve falta de peças por causa da catástrofe no Japão, mas a situação “inspira preocupação”. “Estamos acompanhando a situação de perto”, diz o executivo.

Competição. Afonso Hennel, presidente da Semp Toshiba, destacou que a empresa foi a que mais vendeu televisores no Brasil na última década. “Foram mais de 20 milhões”, diz Hennel.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Nos últimos anos, porém, esse quadro tem mudado. Em 2010, a Semp Toshiba ficou em terceiro lugar, segundo dados apresentados pela própria empresa, com 15% do mercado brasileiro. Em primeiro lugar, ficou a Samsung, com 28%, e, em segundo, a LG, com 26%.

“Estamos sendo pressionados ultimamente pelas duas empresas coreanas, que são muito agressivas em preço”, afirma Hennel. “Estamos vendo uma corrida desenfreada, a qualquer custo e a qualquer preço, para ser a número um. A nossa estratégia é crescer com um passo atrás. É uma corrida da qual não queremos participar. Seria suicídio. Resolvemos nos preservar para durar outros 70 anos.” A empresa completará 70 anos de fundação em 2012.

A liderança dos concorrentes coreanos aconteceu ao mesmo tempo em que o mercado brasileiro de televisores passou por uma transição tecnológica, com o crescimento das telas finas. Em 2010, pela primeira vez, as vendas dos televisores de LCD e plasma superaram os de tubo no País. Foram vendidas 7,2 milhões de unidades de telas finas e 4,7 milhões de TVs de tubo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.