Sites neonazistas triplicam em um ano

Órgão do governo alemão detecta mais de seis mil páginas com conteúdo neonazista e alerta Youtube e redes sociais para problema

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Órgão do governo alemão detecta mais de seis mil páginas com conteúdo neonazista e alerta Youtube e redes sociais para problema

PUBLICIDADE

BERLIM – Páginas da internet com conteúdo neonazista e ultradireitista da Alemanha triplicaram no último ano, passando de seis mil sites, informa um estudo publicado hoje em Berlim sobre a proteção de menores a esse tipo de material.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

O informe publicado na página Jugendschutz.de (proteção de jovens) convoca a sites importantes como Youtube e Facebook a tomar medidas que ajudem à não difusão desse tipo de conteúdo.

“Os neonazistas se promovem entre jovens por redes sociais, blogs e portais de vídeos. É inaceitável que a ultradireita faça uso destes serviços para sua propaganda de ódio. Os responsáveis pelo Youtube e Facebook deveriam fazer mais para prevenir isso”, afirmou Stefan Glase, responsável pelo Jugendschutz.

Neste sentido, os autores do documento defendem uma “retirada rápida” e “efetiva” de “conteúdos criminosos” da rede, embora reconheçam as dificuldades de se executar essas tarefas.

O estudo destaca que alguns grupos empregam técnicas de comunicação “modernas” e “profissionais” para difundir seus conteúdos e outros contam com até 250 páginas na internet para o público jovem, algumas das quais com suporte a vídeo e redes sociais.

Publicidade

Algumas das gravações de marchas neonazistas obtiveram mais de 20 mil visitas e um vídeo musical de conteúdo ultradireitista passou das 900 mil.

/EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.